História do Município

CASINHAS faz parte do estado de Pernambuco, localizado na mesorregião Agreste Pernambucano.

Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município.

O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. CASINHAS foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11.228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

HISTÓRIA DA CIDADE DE CASINHAS

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Casinhas, pelas Leis Municipais nºs 46, de 16-12-1925, e nº 2, de 16-11-1929, subordinado ao município de Surubim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Casinhas figura no município de Surubim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito figura no município de Surubim. Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o distrito de Casinhas permanece no município de Surubim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Casinhas, pela Lei Estadual nº 11228, de 12-07-1995, desmembrado do município de Surubim. Sede no antigo distrito de Casinhas.

SÍNTESE DAS INFORMAÇÕES

Área da unidade territorial: 115,868 km²

População residente : 13.766: pessoas

População residente – Homens: 6.799: pessoas

População residente – Mulheres: 6.967: pessoas

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – 2010 (IDHM 2010): 0,567.

Fonte: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Hino do Município

De uma Casinha de palha
Casinhas assim floresceu